segunda-feira, 7 de setembro de 2015

(Mais uma) Incursão ao mundo árabe

Há uns tempos ouvi falar de uma conhecida cantora que foi "convidada a sair" deste lugar sagrado por ter tirado poses um pouco mais ousadas. Não costumo ligar muito a estas notícias, mas fiquei intrigada quando vi as fotografias e vi que estava perante uma obra de arte (a mesquita, não as fotos da tal cantora)!

Após uma breve pesquisa vi que se tratava da Grande Mesquita Sheikh Zayed, a terceira maior mesquita do Mundo, só perdendo para Meca e Medina na Arábia Saudita. Além disso era aberta ao público em geral e curiosamente a "não muçulmanos". Para que se saiba isto é um facto relativamente pouco comum. Já em tempos tinha entrado na Mesquita Azul de Istambul e sabia que mesmo podendo lá entrar, as regras eram rigorosas.

Não hesitei um segundo quando tive a oportunidade de apanhar um autocarro que me levasse do Dubai a Abu Dhabi só para a ir ver.

Os meus olhos não queriam acreditar na pérola que tinha na minha frente. Sem dúvida um dos mais belos edifícios que já vi na vida, eu que sou uma apaixonada por edifícios monumentais.

Da indumentária discreta não me escapei. Tapei-me segundo as regras e tirei os sapatos. Por fim entrei. Não e possível descrever com palavras a sensação de estar num lugar tão sagrado (mesmo sendo de uma religião que não a minha) e tão belo...


A Grande Mesquita Sheikh Zayed foi concluída em 2007 (uma obra muito recente) ao fim de quase 12 anos de construção e tem uma área equivalente a cinco campos de futebol. O número de minaretes é sinónimo de importância da mesquita; Sheikh Zayed tem quatro e a cúpula principal tem 85 metros de altura.


Possui o maior tapete do mundo feito à mão e foi construída com materiais vindos de todo o mundo. Os lustres feitos com cristais Swarovski têm 10 metros de diâmetro, 15 metros de altura e pesam 9 toneladas! As colunas são incrustadas de pedras preciosas e as paredes feitas com 28 tipos diferentes de mármore possuem desenhos embutidos em ouro e mosaico de vidro.



 


 

3 comentários:

  1. Adorei as fotografias..a arquitectura é maravilhosa!! =) Adoro todos os detalhes intrincados e os arcos são lindos.
    Beijinho
    Segui o blog ;) faz uma visita ao meu blog e espero que também gostes..
    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar