sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

E os animais.....são uns bichos interessantes!

Até vir para a Austrália, nunca então me tinha passado pela cabeça que os animais pudessem ter um papel tão importante na vida de um país.
A relação que os Ozzies têm com eles é de respeito, e nunca mas nunca os subestimam.

Os animais não têm medo dos humanos, pelo contrário, o seu instinto selvagem ainda está bem presente, e é visível em várias situações do quotidiano.

Regra nº1 - NUNCA dar comida a pássaros, sejam eles corvos danados ou gaivotas famintas.
Basta um segundo de distracção para estes atiradiços nos devorarem o almoço, estragando-nos o dia, seja na esplanada, na praia ou até enquanto fazemos um BBQ no parque, além de fazerem um lixo tremendo. E rio-me às gargalhadas quando vejo as gaivotas a queimarem as patitas nos BBQ. Ninguém as manda ser gulosas!

Regra nº2 - Não confiar nas pêgas, por mais ar fofinho que tenham! Estes passarinhos bicolores roubam coisas e normalmente voam em direcção às cabeças das "ladies" em busca de chapéus ou outros acessórios. Em tempos salvei uma senhora na cidade que estava calmamente sentada num banquinho quando uma pêga em vôo picado se emaranhou no seu cabelo dando-lhe bicadas! (uma situação assustadora, podem crer).

Regra nº3 - Fechar as portas de casa que dão para o exterior. Isto pode parecer banal, mas a quantidade de animais mortíferos que anda para estas bandas é de arrepiar. Basta uma picada de uma aranha (bastante comum até) chamada Red-back para nos mandar para o outro lado. Totalmente fatal! Já para não falar de baratas e outros insectos nojentos. Parece que nascem do chão. Conclusão, há mesmo que fechar as portas!

Regra nº4 - Não andar descalço, seja a caminho da praia, no jardim ou em zona de "bush" (o mato cá do sítio), uma vez que há bastantes espécies de cobras e lagartos, algumas mortais e outras venenosas. Infelizmente a cultura de andar descalço está bastante enraizada e não há nada a fazer em relação aos australianos. Quanto a mim não me apanham sem sapatos! No meu jardim vive um casal de lagartos Bobtail:)

Regra nº5 - Deixem os pelicanos em paz! Bem sei que eles parecem queriduxos na água e quando trazem os bebés no bico, mas olhando com atenção, os pelicanos são criaturas muito grandes, fortes e com uma aparência jurássica (ou será que só eu é que vejo aqui um pterodáctilo branco?)

Sem comentários:

Enviar um comentário