sábado, 14 de junho de 2014

Portugueses em Malaca

Não estava nos nossos planos ir a Malaca mas a verdade é que repentinamente tivemos saudades de casa e a possibilidade de encontrar vestígios do nosso outrora grande império pesou nas nossas mentes.

Como podíamos estar na Malásia e não ir visitar a tão conhecida Malaca?

A escolha foi simples, em vez de um comboio directo a Singapura, optamos por viajar de autocarro. Malaca fica 4 horas a sul de Kuala Lumpur e a caminho de Singapura. Os transportes públicos neste país são confortáveis e muito baratos. 

Chegados ao nosso destino, procuramos um táxi. A Malásia não tem a regra dos taxímetros, é necessário negociar o preço previamente com o motorista. Assim sendo, uma mulher (muçulmana e a usar niqab) taxista levou-nos ao centro histórico por 20 ringgits.

Quando chegamos à entrada d'A Famosa, iluminaram-se os nossos sorrisos pois o que não faltavam era referências ao nosso Portugal.

A Dutch Square é a icónica praça com a igreja vermelha por onde circulam os coloridos tuk tuk's tentando aliciar turistas para uma visita guiada à cidade. 

Os portugueses foram os primeiros a cá chegar e ficar, seguidos dos holandeses e por fim todo o país se tornou uma colónia inglesa. Hoje em dia, a comunidade chinesa é a que está em maioria.

Os portugueses são bastante respeitados aqui, e quando dizíamos de onde éramos, havia sempre quem fizesse a festa.

Quando chegamos ao Portuguese Settlement para jantar fomos recebidos em euforia pelos portugueses de Malaca, como eles se intitulavam:) todos eles falavam um português razoável, e não, não eram emigrantes. A pele escura, olhos achinesados e apelido "da Silva" ou "Almeida" não deixavam margens para dúvidas, aqueles portugueses eram descendentes de descendentes de descendentes dos portugueses da época quinhentista!

E como eles tinham orgulho de serem portugueses de Malaca! Foi-nos servido peixe à portuguesa, que para nós era mais ao modo asiático, bem abusado de especiarias.

Inesperadamente, foi a noite em que nos sentimos mais em casa desde que deixámos o nosso país. Do outro lado do mundo, rodeados de restaurantes com nomes portugueses, em amena cavaqueira na nossa língua com malaios de origem portuguesa e a comer um belo de um peixe bem preparado. 

São estas surpresas que me fazem querer continuar a ver o mundo...

Malaca, cidade património mundial da UNESCO

À entrada d'A Famosa, forte português que ainda resiste ao passar dos tempos

A Porta de Santiago

O centro da cidade

O que resta do império

Um dos muitos casamentos tradicionais que vi naquele dia a tirar as fotos da praxe

A beira-rio fazia lembrar os canais de Veneza

A Dutch Square também é carinhosamente chamada de Red Square (não confundir com a de Moscovo)

Muito peculiar e dona de uma beleza rara, a Igreja Cristã Holandesa

Não podia faltar a réplica da nau portuguesa:)

Bairro de Chinatown

Que orgulho em ser Português!

Um dos 10 restaurantes do Settlement 

Peixe à moda de Malaca, amêijoas e cerveja Tiger:)

Um privilégio ter uma casinha virada para os canais

Tuk tuk's à espera de clientes

3 comentários:

  1. Que belo passeio, nao sabia que ainda haveria gente a falar Portugues em Malaca.

    ResponderEliminar
  2. Que bonito!fico com lágrimas nos olhos sempre que leio que tens saudades! E mesmo bom ouvir o nosso português não e?

    ResponderEliminar
  3. No outro dia li o livro Encontros Marcados do Gonçalo Cadilhe, um viajante português e muito inspirador para quem gosta de viajar. Numa das suas crónicas ele contava que estava em Malaca e encontrou uma portuguesa que dava aulas de português pelo Instituto Camões. Não fazia mesmo ideia que ainda havia quem falasse ou gostava de aprender o português em Malaca.

    ResponderEliminar